IDENTIDADE VISUAL PARA CAMPANHA ELEITORAL

     Quantas vezes você já viu por aí um símbolo ou uma combinação de núcleos que fez lembrar automaticamente e até inconscientemente de uma marca? Pois é, uma Marca e uma Identidade Visual devem ser levadas a sério, pois representam visualmente uma empresa, instituição, figura pública e, também, é claro, um candidato ou candidata.

     A Marca e a Identidade Visual são fundamentais para a construção da sua imagem e da imagem da sua campanha. E não só isso, elas têm o poder de tornar você reconhecível: seja pelas cores, pelo tipo de fonte que usa em seus materiais ou por opções ainda mais criativas, como uso de elementos gráficos, colagens e fontes. Tudo isso entra nas decisões de Identidade Visual.

     Ter uma Identidade Visual potente pode ser um fator determinante para tornar você facilmente reconhecível, para fortalecer sua mensagem e para que seus eleitores e eleitores lembrem de você naquela hora tão importante: a do voto.

     O assunto é seríssimo! Mas, calma. Nós jamais vamos jogar todas essas informações para você e te deixar à deriva. Vamos lá para aquele ponto a ponto que vai fazer com que você economize um tempo valioso e fique por dentro de tudo que engloba esse assunto:

     Quando fazer? - O quanto antes, melhor! Acredite. Para se organizar e considerar, dentro desse período, todas as etapas de construção de uma Marca, como idealização do projeto gráfico de identidade visual; produção de material de referência que será usado durante toda a campanha e ainda o tempo que a gráfica levará para imprimir esse material.

     Como fazer? - Criar uma Marca e uma Identidade Visual não é um processo de só soltar a criatividade e jogar para as mãos das deusas do universo, rezando para que funcione. Como já falamos acima, é um processo estratégico e demanda trabalho profissional.

     Nossa equipe sabe exatamente como fazer uma Identidade Visual e uma marca que expresse quem você é e como você comunicará melhor a sua história, a sua bandeira e a sua mensagem para os seus eleitores e eleitoras.

     Vale a pena ficar por dentro de como funciona esse processo e acompanhá-lo de perto para evitar contratempos na hora da aprovação:

     Pesquisa - Antes de pôr a mão na massa, uma pesquisa é essencial. Aqui, procurar referências de outras candidaturas do mesmo campo político. Além disso, é importante atentar-se para alinhar uma linguagem e as ideias com a equipe de comunicação e o jurídico da campanha, assim o projeto se adequa à realidade e à sua história e não corre o risco de incorrer em algum tipo de violação da legislação eleitoral.

     Sistematização - Após essa pesquisa, vamos estabelecer as cores e os tipos de fonte para o seu material gráfico. Poderão ser definidas, pelo menos, 3 tipos de fontes e 5 cores diferentes, duas principais e três secundárias. Isso te dá opções para trabalhar diferentes sentimentos como celebração e comoção. Você não vai querer usar o seu amarelo-bebê em um post que fala sobre como uma ponte está caindo aos pedaços, não é? Esse aqui é um tema que entra na Teoria das Cores que não precisamos aprofundar aqui.

     Produção - Nesta etapa são necessários todos os materiais que adquirem, tanto os impressos – como santinhas, folders, cartazes, adesivos de carro – quanto as peças digitais para as redes sociais e site, como banners e templates para postagens. Para a produção desse conteúdo, levaremos em conta a hierarquia da informação. Por exemplo, o seu número de campanha é o mais importante! Ele precisa ser lembrado e, portanto, deve estar bem destacado nos materiais. Em segundo lugar, vem o seu nome e sobrenome e, por último, o cargo que você está pleiteando.

     Nesta etapa da produção também está inclusa a sua foto – que geralmente é a mesma da urna. Vamos fazer um adendo sobre isso? Já fica a dica de ouro, vamos precisar de no mínimo três fotos distintas suas para usar nessa primeira fase e, uma delas será A SELECIONADA para aparecer na urna quando seu eleitor ou eleitora digitar seu número. Essa foto já é necessária para o registro de candidatura, então, corre com isso! A fotografia de urna deve ser em preto e branco e fundo uniforme na cor branca. A dimensão deve ser de 161 x 225 pixels e sem moldura, com profundidade de cor de 8bpp em escala de cinza. Foto frontal com roupas sem adornos. A apresentação de uma fotografia fora destes moldes pode levar ao indeferimento da sua candidatura.

     Identidade para vídeos - Podemos ainda, devolver peças de identidade visual para seus vídeos ou ao menos uma vinheta padrão que será fácil de aplicar no dia a dia da campanha! É ideal que, a Identidade Visual dos seus vídeos também deve conte com inserções animadas de informações mais relevantes e legenda. Aliás, tópico super importante para garantir a acessibilidade minimamente no seu conteúdo de audiovisual.

     Legislação eleitoral - Para finalizar, vamos te informar sobre o que diz a Lei sobre a produção desse material de campanha.

     O primeiro ponto importante é que todo o material deve contar o número do CNPJ da campanha, uma gráfica responsável pela impressão e a tiragem de cada arquivo. Essa informação DEVE constar no seu material, então não se esqueça! O descumprimento dessa regra pode levar você a responder pelo uso de propaganda proibida e até abuso de poder!

     Outro ponto de atenção é que os materiais gráficos de campanha eleitoral podem ser distribuído até às 22 horas do dia anterior ao da realização das eleições. Já na véspera da eleição, se você distribuir esses materiais no local de votação ou em áreas próximas poderá ser punido(a) como propaganda irregular e você pode até ser preso(a).

     Além disso, para a prestação de contas, é importante que você tenha a emissão da nota fiscal por parte da gráfica e empresa que efetuar esse trabalho de criação para você. Agora, se um amigo ou amiga topar produzir voluntariamente, deverá assinar um termo de doação de serviço voluntário para que você preste contas no fim!

     Desejamos que você aproveite esse processo para mostrar para os seus eleitores e eleitoras quem você é que não só uma Identidade Visual "bonitinha" – porque isso pode até gerar comoção, mas nem sempre gera VOTO! A Identidade Visual vai te acompanhar do começo ao fim da campanha. Então, nada melhor do que ter algo que você ame e se identifique e a eCuesta Publicidade está aqui para lhe ajudar com esse projeto. Investir na criação de uma Identidade Visual profissional é fundamental para a construção de uma carreira política de sucesso.

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